Suculentas: plantas resistentes que combinam com tudo (Echeveria Peackok ou Glauca)
Bonitas e fáceis de cuidar (mesmo para quem não tem nenhuma experiência com plantas), as espécies desta família são ótimas opções para cultivar em casa. Uma das mais populares é a echeveria Peackok ou Glauca, mas que popularmente chamam-na de "Rosa de pedra". Ela possui pétalas duras, e graças a uma gotinha de água que muitas vezes fica retida em seu centro, também ganhou o apelido de “Rosa Pérola”.
Suas folhas são um pouco mais largas e regulares que as outras, e é muito resistente à seca, tanto que vai bem com muito pouca água (molhando uma vez a cada quinze dias). Água demais nela pode enfraquecer as folhas e causar o aparecimento de doenças, embora a Glauca seja mais resistente a fungos e bactérias que as outras variedades.
Esta echeveria dá flores uma vez por ano no período de novembro a fevereiro, geralmente entre 4 e 10 flores por planta a cada ano. Uma dica: quando as flores ficarem grandes, você pode tirá-las, que outras virão neste período.
Por ser uma variedade bastante robusta, é perfeita para jardins externos, pois aguenta bem o sol direto. Pode também ser cultivadas em apartamento, desde que receba bastante luz indireta, (no mínimo meio período - sol da manhã ou da tarde) como, por exemplo, ao lado de uma janela.
Uma das grandes vantagens da Peackok é seu crescimento: ela dificilmente cresce para cima, não fica parecida com um coqueiro. Ao contrário, ela mantém sua aparência compacta aumentando para os lados. Se você comprá-la pequena (no pote 11), pode replantá-la para um vaso maior. Só lembrando que o substrato (terra) deve ser bem poroso, ou seja, com muitos galhos e pedaços de madeira para drenar bem a água.
Então o que está faltando para que você tenha uma suculenta em casa ?